Link

color wheel teaching kids all about colors

Às vezes ensinar cores aos pequenos não é uma tarefa muito fácil, não?
Que tal tentar esta dica que encontramos no Craftionary?
É o Círculo das Cores, simples de fazer e prende a atenção da criançada.
Você vai precisar de:
– Papelão ou folha de isopor
– Tinta Acrílica ou canetinhas
– Marcador permanente

circulo-das-cores-4

Como fazer:
Corte o isopor ou papelão na forma de círculo. Com o auxílio de uma régua, divida-o em várias partes (tantas quantas as cores que deseja ensinar).
Depois, pinte cada parte e cada pregador com a mesma cor, com o auxílio de um pincel, ou com as canetinhas.

circulo-das-cores-2

circulo-de-cores

Com tudo pronto, você vai falar cada cor para a criança.
Depois, repita a cor pedindo a ela para colocar o pregador .

circulo-das-cores-5

Simples, não? Você vai ver que eles vão curtir a brincadeira…

Oitopeia Brinquedos

Link

Resultado de imagem para alinhavo

Olá, pessoal!

Hoje vamos falar um pouco sobre alinhavos.
Eles trabalham a concentração e atenção, bem como a coordenação motora fina, ajudam a criança a ter sentido de direção (para baixo, para cima, para dentro, para fora…). Estimulam a criatividade, o raciocínio lógico e a agilidade.

Continuar lendo

Link

Make a car track in a kid’s room. | 56 Adorable Ways To Decorate With Washi Tape:

Olá pessoal

Continuamos no tema de criar cenários dentro de casa para a criançada interagir e brincar. Já falamos aqui sobre como criar uma cidade em um tapete de papel kraft, temos também um cenário de cidade dentro de uma caixa de papelão aqui um cenário feito com cortina de box aqui.

Hoje, a criação foi feita com fitas adesivas coloridas ou fita crepe colorida. Use a fita para criar ruas, quarteirões, estacionamento, etc. Complete com carrinhos, trenzinhos e blocos de montar.

Lembre-se que a fita crepe é mais fácil de remover sem deixar resíduo. Se utilizar uma fita adesiva comum, experimente colá-la e removê-la em uma pequena área para ter certeza que não deixará resíduo de cola.

Continuar lendo

Link

Olá pessoal

Que tal hoje fazermos uma atividade que vai ajudar a organizar a bagunça?

Olhem esta ideia de porta-lápis feito com pasta de modelar e continhas. A imaginação pode voar livre para criar os motivos mais diferentes possíveis. A ideia é da Mama Maai.

Você vai precisar de:  
Continuar lendo

Link

Hoje vamos falar sobre o Tangram.
O tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças: um quadrado, um paralelogramo e 5 triângulos. Juntas, essas peças formam um quadrado.
Seu nome original, Tchi Tchiao Pan, significa Sete Peças da Sabedoria. Continuar lendo

Link

Coruja

Olá

Como eu disse no post anterior, O varal das meias perdidas, vamos aprender aqui a fazer uma charmosa coruja aproveitando um pé de meia que se perdeu de seu par.

Tudo bem, não vamos ficar tristes, a corujinha é linda e a meia vai ficar feliz em ser útil novamente. Vamos lá? 
Continuar lendo

Link

Missing Socks, Laundry Sign, Laundry Room Sign, Lost Socks, Laundry Room Fun, Sole Mate, Mother's Day Gifts:

Olá pessoal
Hoje estava arrumando a gaveta do meu pequeno e fiquei pasma com a quantidade de meias desparelhadas que havia na gaveta. Como assim, né? Um pé só saiu a passeio e não voltou? Pouco provável…rs
Munida de meus pés de meia, fui em busca de alguma coisa legal para fazer com elas e olha que este assunto vai render dois posts!
Neste aqui, vamos aprender a fazer um ‘varal das meias perdidas” onde o pezinho sozinho fica ali quietinho esperando seu companheiro chegar para voltar à ativa. Já no outro post, se não teve jeito e um pezinho de meia se perdeu, vamos aproveitar o outro pé para fazer uma charmosa coruja.

Continuar lendo

Link

Bonecas de Papel

Olá

Você, mamãe, quando era criança brincou de boneca de papel? Eu adorava, era uma delícia ficar trocando os modelitos das bonequinhas, não? Me lembro que comprávamos nas bancas de jornal! Continuar lendo

Link

Fonte: La classe de la maestra Valletina

Olá

Hoje este post vai na ponta da sapatilha para as meninas que adoram bailarinas. Olhem que delicadeza estas singelas bailarinas feitas de palito de sorvete e forminha de doce.

Vamos criá-las? Continuar lendo

Link

Meias antiderrapantes

Fonte: One creative mommy

Olá pessoal

Estes dias mais friozinhos pediram meias confortáveis, simplesmente adoro, principalmente porque aqui em casa somos adeptos de andar sem calçados.

Mas escorreeeega tanto!

Tudo bem, para isto há solução – meias antiderrapantes.

E é muito divertido se nós mesmos customizarmos as meias junto com nossos filhotes. Vamos ver como faz? Continuar lendo

Link

Tis

 Olá, pessoal.

Chegou um friozinho bem-vindo depois dessa onda de calor insuportável, não?
Dá vontade de se aconchegar num sofá bem gostoso e ler um bom livro. E melhor ainda se você puder ler junto com seus filhos, que acha?tistu
Quero falar aqui de um livro que li quando era criança e foi um dos livros mais lindos em meio a tantos que li (olha que são muitos!): TISTU, O MENINO DO DEDO VERDE, de Maurice Druon.

Continuar lendo

Link

under the table hammock!!:

Ah mas que saudade eu tenho da Bahia…

Quando visitamos a Bahia meu filhote se apaixonou por duas coisas, além da praia é claro, tapioca e rede! O redário do hotel era seu cantinho favorito; ele pegava um gibi da Turma da Mônica e ficava deitado na rede lendo.

De volta para casa ficou aquela saudade da rede e, infelizmente, não temos onde colocar uma; já tentamos, acreditem.

Mas olhem só esta ideia que vi hoje na Joyful Abode – uma rede sob a mesa!

Continuar lendo

Link

Love this playroom wall totally covered in corkboard.  You can never have too much art on display for inspiration! | No Monsters in My Bed:

Fonte: No monsters in my bed

Olá pessoal

Ontem à noite enquanto eu terminava um trabalho no escritório de casa vi meu filhote abrindo gavetas e portas do armário, olhando os materiais que temos e escolhendo uma coisa aqui outra ali. Pouco a pouco foi arrumando tudo ao meu lado na mesa, colocou uma música e se deixou levar pela inspiração. Fez desenhos com cola e enfeitou com glitter, pintou paisagens espaciais, sim porque a nova fase é espacial, recortou, colou. Particularmente adoro vê-lo criando sua arte assim, de forma tão solta. Foi então que me dei conta que normalmente sou eu quem convida para a brincadeira, para o brincar de criar, mas não desta vez; a iniciativa partiu dele tanto no que fazer quanto na escolha dos materiais. Continuar lendo

Link

Inspirações para quartos que são DAS crianças. Que visam a independência, alegria e espontaneidade ♥:

Fonte: The boo and the boy

Olá pessoal

Você já ouviu falar no Método Montessori? Ele foi concebido e desenvolvido pela médica e pedagoga italiana Maria Montessori, sendo aplicado inicialmente nas escolas primárias italianas , ganhando depois o mundo.

Segundo Maria Montessori, o papel do adulto é ajudar a criança a fazer sozinha, privilegiando as diferenças individuais de cada uma, o estímulo da iniciativa e capacidade de resposta, da descoberta e do desenvolvimento da independência, moldando assim o futuro adulto. Continuar lendo

Link

9733c-blog088

Olá pessoal

Vocês sabem que nós aqui adoramos um bom livro, não é mesmo? Na verdade, tenho inúmeros livros digitais e sou cliente fiel da Amazon, mas nada substitui o cheirinho de um livro novo em folha.

Abraço a tecnologia por praticidade, leio à noite, no tablet; mas para o meu filhote compro vários livros em papel mesmo, os ‘originais’, que vão ficando amarelados com o tempo. 
Continuar lendo

Link

Olá pessoal

Esta semana nós recebemos alguns materiais de arte novos lá na Oitopeia e fiquei apaixonada pelos estojos de giz pastel, giz para lousa, giz de cera…um mais lindo que o outro e com um cheirinho delicioso!

Então fui atrás de algumas dicas de atividades para fazermos com os pequenos que usassem esse tipo de material. Continuar lendo

Link

Casinha de papelão 4

Olá

Você também fica incomodado de ver aquele monte de caixa de papelão indo pro lixo? É uma pena, não é mesmo?

Mas não precisa ser assim, há inúmeras ideias de reaproveitamento de caixas de papelão que acabam se transformando em brinquedos divertidos, simples e charmosos.

As possibilidades são muitas e não é preciso muita habilidade ou muito material. Quer ver uma ideia muito divertida? Continuar lendo

Link

Hoje vamos falar sobre a importância do café da manhã, principalmente para os adolescentes. É difícil convencer seus filhos a comerem bem no café da manhã? Até uma certa idade é muito mais fácil administrar essa refeição,porém, à medida em que eles vão crescendo isso se torna uma batalha em alguns casos. Continuar lendo

Link

Olá

Esta semana vamos falar de um livro muito leve e divertido que conta a história de uma vaquinha malhada em busca de sua identidade – Vaca branca, mancha preta. Continuar lendo

Link

Contact art panel

              Fonte: Lalymom.com

Olá pessoal

A partir de hoje a maioria das crianças fica em casa por quatro dias. Não sei como é na sua casa, mas aqui, basta não ter aula que meu pequeno acorda cedo e cheio de ânimo; se fosse dia de aula eu iria acordá-lo e ouviria um “só mais cinco minutos”.

E o dia amanheceu assim, nublado, meio friozinho. 

Que tal então compartilhar algumas ideias de atividades que as crianças podem fazer dentro de casa? Você já ouviu falar em painel criativo feito com vinil (o bom e velho Contact)?

Você vai precisar de:

  • vinil adesivo (do tipo Contact)
  • palitos 
  • canudinho
  • folhas
  • gravetos
  • pedaços de papel

Como fazer:

Cole um pedaço de vinil em uma janela, tomando o cuidado para deixar o lado adesivo para fora, isso mesmo, cole apenas as bordas no vidro e deixe a superfície adesiva para fora. 

Peça para a molecada passear pela casa ou pelo quintal coletando itens pequenos, como palitinhos, lá, canudinho, folhas, gravetos, etc. Depois, de forma bem livre, os pequenos brincam de colar os itens no contact, criando formas diversas. 

Os resultados são bem banacas. Olhem só:

Clear contact paper with the sticky side out, taped to a window. Anything sticks... fun for a rainy day.:

Fonte: Laughing kids learn

Fonte: Minne-mama blogspot

Fonte: My classroom transformation

Fonte: Teaching Mama

Fonte: Two-daloo.com, você pode baixar a imagem da ovelha aqui

 

Estes aqui foram feitos em formato de ovo de Páscoa

easter egg sun catchers:

Divirtam-se!

Oitopeia Brinquedos

Link

Olá pessoal

Hoje segue um post rápido com algumas soluções criativas para criar sacolinhas de Páscoa.  Continuar lendo

Link

Adivinha quanto 5
Olá pessoal

Nós da Oitopeia adoramos livros e já falamos sobre alguns títulos legais aqui, aqui e aqui, demos dicas de como criar um cantinho de leitura delicioso para a criançada aqui e também demos algumas ideias de como ajudar os pequenos a criarem o hábito da leitura aqui. Continuar lendo

Link


Olá

Que tal colocar a mão na massa? 

Isso mesmo, vamos fazer decorações de ovinhos de Páscoa coloridos que podem ser usados para enfeitar a casa enquanto esperamos a chegada da Páscoa.

Você vai precisar de Continuar lendo