Jogos

Introdução:

Um grupo de exploradores pobres que esperam enriquecer rapidamente vão em busca de tesouros de algumas ruínas submarinas. Eles são todos rivais, porém como não possuem dinheiro para alugar o seu próprio submarino são obrigados a compartilhar um único submarino alugado. Outro grande problema que estes exploradores possuem é que necessitam compartilhar o único tanque de oxigênio do submarino.

O desafio será conseguir retornar ao submarino antes do oxigênio do tanque acabar e serão obrigados a abandonar todos os tesourados recuperados durante o mergulho.

Agora é hora de vocês encararem o desafio e ver quem consegue recuperar as maiores riquezas após 3 rodadas de mergulho.

Conteúdo do Jogo:

2 – Dados especiais: Apenas 1 a 3;

6 – Mergulhadores (meeples);

1 – Marcador de oxigênio;

1 – Submarino/marcador;

16 – Fichas em branco;

32 – Tesouros com indicação de 0 a 15, tendo 4 níveis de dificuldade que são indicados pelo formato do tesouro.

Montagem do Jogo:

– Posicione o tabuleiro do submarino em um local visível para todos os jogadores.

– Coloque o marcador de oxigênio sobre o tabuleiro (submarino) na indicação “25”. Esta indicação mostra o quanto ainda resta de oxigênio no tanque de oxigênio.

– Vire todas as 32 fichas de tesouro com o valor virado para baixo, misture todas as fichas e vá posicionando as fichas com os tesouros em forma de serpente ou como desejarem, porém mantenha sempre uma linha entre a 1 ficha até a última, começando do menor nível até o maior.

– Cada jogador escolhe um mergulhador conforme a cor de sua preferência e a posiciona no tabuleiro (submarino). A última pessoa que saiu do oceano (em rodadas anteriores) é que inicia o mergulho. Se ninguém ainda tiver feito isto, jogue os dados e o jogador que tirar o número mais alto começa o mergulho.

Objetivo do jogo:

O jogo acontece em 3 rodadas, e o jogador que ganhar mais pontos nas 3 rodadas é o vencedor. Para ganhar pontos, você deve trazer o maior número de fichas de tesouros de volta ao submarino. Você só pode retornar ao submarino uma única vez por rodada e não poderá voltar a mergulhar depois disso.

Sequência de cada rodada:

Em cada jogada, os jogadores devem realizar a etapas de 1 a 4 listadas abaixo. Os jogadores se revezam, no sentido horário ao redor do tabuleiro, e a rodada termina quando todos os jogadores retornarem ao submarino ou se o oxigênio acabar no início de uma nova jogada de algum jogador.

1 – Reduza o oxigênio

O jogador da vez reduz o oxigênio do tabuleiro do submarino pelo número de fichas de tesouros que o jogador possui (o “tesouro” das rodadas anteriores não conta). Mesmo quando o oxigênio caia abaixo de 0, o jogador ainda pode terminar a sua jogada. Os jogadores que já retornaram ao submarino não reduzem mais o oxigênio no marcador.

2 – Seguir adiante ou retornar

Informe a todos os outros jogadores se você pretende voltar ao submarino ou seguir em frente. Você só pode mudar de direção uma vez por rodada. Se você decidir voltar, vire seu Meeple de frente o submarino. Neste caso você não precisa mais informar aos outros jogadores (nas próximas jogadas), pois a partir deste momento você deverá apenas ir em direção ao submarino. Se você rolar os dados sem antes dizer o caminho a seguir, você deve se mover na mesma direção como na jogada anterior. Além disso, como penalidade, na próxima jogada após este realizada, você não poderá escolher retornar ainda.

3 – Jogue os dados

Jogue os dados juntos e mova sua peça de mergulhador em direção ao fundo do oceano ou em direção ao submarino (caso tenha decidido retornar). Ao cair sobre uma ficha de tesouro com já possuiu algum outro mergulhador, pule sobre ele e posicione sobre a ficha de tesouro seguinte.

Atenção: Se você já possui alguma ficha de tesouro nesta rodada, você deve subtrair o número de fichas do total do lançamento de dados. Ex: Nos dados saíram os números 1 e 3. Neste caso você andaria 4 casas, porém se já possui 2 fichas de tesouro, você vai andar apenas 2 casas. Isto porque você está mais pesado carregando os tesouros.

Se acaso o número de casas que o jogador precisa andar for maior do número de casas disponível, não tem problema. Basta posicionar na última ficha de tesouro disponível.

4 – Tomada de decisão

Quando você parar de se mover, você precisa decidir uma das 3 opções abaixo:

A) Não faça nada;

B) Pegue a ficha de tesouro onde você está.

Neste caso, pegue a ficha de tesouro sem virá-la, e coloque no local de onde ela foi retirada com uma ficha em branco e coloque sua peça de mergulhador em cima. (Você não pode ver o valor das fichas dos seus tesouros coletadas até retornar ao submarino com elas). Não existe limite para a quantidade de fichas de tesouros que você pode coletar. No entanto, possuir 6 fichas ou mais o deixará incapaz de se mover ao lançar os dados, de acordo com as regras do item 3.

C) Coloque uma ficha de tesouro

Se você estiver sobre uma ficha em branco, você pode escolher uma das suas fichas de tesouro que já coletou (na mesma rodada) e substituir pela ficha em branco e retorne a ficha em branco para o monte de fichas em branco. Este movimento é importante caso o nível de oxigênio esteja se esgotando e você precisa ter mais velocidade para retornar ao submarino.

As etapas acima encerram a jogada e a vez é passada para o próximo jogador no sentido horário, que repete os passos 1 de 4.

Conclusão da Rodada:

Uma rodada termina quando todos os jogadores retornam ao submarino ou quando o oxigênio acaba. Para encerrar é preciso separar as ações de 2 grupos de mergulhadores:

1 – Jogadores que conseguiram voltar ao submarino:

Estes viram as fichas de tesouro que conseguiram coletar durante o mergulho naquela rodada com o valor para a parte de cima. A soma dos valores é o total de pontos que conseguiu na rodada. Estas fichas não retornam mais para o Oceano.

2 – Jogadores que não conseguiram voltar ao submarino:

Estes devem devolver as fichas de tesouro para o fundo do oceano (o mais distante do submarino) formando pilhas (uma sobre a outra) com no máximo 3 fichas de tesouro por pilha. Você pode decidir livremente onde empilhar as fichas, mas certifique-se de que elas estejam sempre em pilhas de três.

As pilhas de três fichas de tesouros colocadas desta forma no final de uma rodada são tratadas como uma única ficha de tesouro nas rodadas seguintes.

Quando um jogador estiver sobre uma pilha (na próxima rodada) e decidir coletar, todos os três devem ser recolhidos e colocados juntos. Eles também serão tratados como uma única peça de tesouro (para efeito de oxigênio e subtração nos dados). Apenas na contagem dos pontos é que serão tratados com 3 fichas para a soma dos pontos. Quando todos os jogadores tiverem realizado as ações acima, todas as fichas em branco serão removidas do tabuleiro, e todas as lacunas são preenchidas com as fichas imediatamente atrás delas.

O jogador que voltou por último ao submarino torna-se o primeiro jogador e a próxima rodada começa. Se todos os jogadores conseguirem voltar, o último jogador a voltar ao submarino toma-se o primeiro jogador na próxima rodada.

Conclusão do jogo e vitória:

O jogo termina quando a terceira rodada termina. Os pontos ganhos pelos jogadores em todas as rodadas são totalizados. O jogador com mais pontos vence. Em caso de empate no total de pontos do jogador, o jogador com mais fichas de tesouros de alto nível é o vencedor. Quando os jogadores têm o mesmo número de fichas de tesouros de alto nível, o jogo termina empatado.