Jogos

OBJETIVO DO JOGO

O jogo SKYJO dura várias rodadas e termina assim que o jogador atinge 100 pontos ou mais. O jogador com menos pontos ganha o jogo. Portanto, o objetivo do jogo é livrar-se do maior número possível de cartas altas.

PREPARANDO UMA RODADA DO JOGO

Primeiramente, embaralhe bem todas as cartas e distribua 12 cartas (viradas para baixo) para cada jogador. Em seguida, uma carta é colocada abertamente no meio da mesa que será a Pilha de Descarte. O resto das cartas são colocadas viradas para baixo próximas a pilha de descarte. Esta será a Pilha de Compra. Cada jogador coloca suas 12 cartas em 4 fileiras verticais com 3 cartas por fileira(4X3). São 4 colunas com 3 linhas.

O INÍCIO DE UMA RODADA DO JOGO

Cada jogador revela duas de suas cartas aleatoriamente. O jogador com a maior soma (pontos) das duas cartas abertas inicia a primeira rodada do jogo. Exemplo: As cartas do Jogador A mostram 12 e -2, o que resulta num total de 10 pontos. As cartas do Jogador B mostram 4 e 2, o que resulta num total de 6 pontos. O Jogador A começa primeiro porque suas cartas totalizaram uma soma maior de pontos.

Observação: O jogador que encerrou a última rodada começa a próxima.

CURSO DO JOGO

A jogada começa com a compra de uma carta. O jogador pode escolher se quer comprar:

1- Uma carta aberta do topo da Pilha de descarte;

O jogador deverá trocá-la por uma de suas cartas de baralho e exibi-la abertamente. Ele pode escolher livremente entre as cartas abertas e escondidas, e as cartas escondidas não podem ser viradas e olhadas. A carta trocada é colocada abertamente na Pilha de Descarte.

2- Uma carta escondida do topo da Pilha de Compras.

O jogador poderá olhar para a carta e escolher se:

A – Deseja trocá-la por uma de suas cartas de jogo escondidas ou abertas. A carta trocada irá para a Pilha de Descarte.

B – Se ele não quiser ficar com a carta comprada, ele deve colocá-la na Pilha de Descarte e deve revelar uma de suas cartas escondidas.

Assim termina o movimento do jogador passa a vez para o próximo jogador no sentido horário.

FIM DA RODADA

A rodada do jogo termina assim que um jogador revelar todas as suas cartas. Então, cada jogador subsequente terá mais uma jogada.

Depois, os pontos das cartas abertas e ocultas de cada jogador são somados à sua pontuação atual (de rodadas anteriores).

Atenção: O jogador que terminou “primeiro a rodada” precisa ter o menor número de pontos entre todos os outros jogadores. Se acaso houver algum outro jogador com pontuação igual ou inferior a ele, ele será penalizado com a duplicação dos pontos. Para isto todos os jogadores devem ficar atentos, pois nem sempre é ideal virar todas as cartas sem ter certeza da possibilidade de vencer a rodada.

Exemplo: O jogador A mostra todas as suas cartas e termina a rodada do jogo. Ele tem 10 pontos no final da rodada, o Jogador B tem 24 pontos e o Jogador C também tem 10 pontos. Neste caso o jogador A não tem a pontuação mais baixa e é por isso que sua pontuação dobra para 20.

Regra Especial: Se um jogador virou ou colocou três cartas iguais em uma fileira vertical, o jogador deve colocar toda a fileira de cartas na Pilha de Descarte (Imagem II). Esta regra também se aplica no último turno de uma rodada do jogo, quando as cartas restantes são viradas e somadas para a avaliação. O trio sempre deve ser colocado na pilha de descarte após a carta trocada se a fileira de cartas for alcançada devido a uma troca com a pilha de compra ou pilha de descarte.

 FIM DO JOGO

No final de cada rodada, os pontos de cada jogador são somados à sua pontuação atual. O jogo termina assim que um dos jogadores atingir 100 pontos ou mais. O jogador com a pontuação mais baixa é quem vence o jogo.