Hora de dormir

Como é a hora de dormir em sua casa?

Você já ouviu que o hormônio do crescimento (GH) é importante para o desenvolvimento, desde os primeiros anos de vida até o final da puberdade (mais ou menos entre 15 e 18 anos). A produção desse e de outros hormônios acontece durante o sono. É nesse período também que tudo que a criança aprendeu durante o dia se fixará em sua memória.

Além disso, uma noite mal dormida pode trazer cansaço, irritação e afetar  o desempenho escolar das crianças.

É de extrema importância que os pequenos tenham uma rotina na hora de ir para a cama. Um banho para relaxar, comida leve e atividades que os acalme são imprescindíveis para a qualidade desse sono, que deve ser reparador. Deve-se proporcionar às crianças um ambiente calmo, com luz apropriada e, principalmente,  evitar atividades que as estimule demais, tais como assistir programas  agitados ou jogar vídeo-game. Essas atividades aumentam a  produção de  adrenalina, deixando-as  aceleradas  e com dificuldade para dormir. Podem ocasionar também pesadelos, sono agitado ou intermitente (a criança acorda várias vezes durante a noite), o que comprometerá o dia seguinte.

Uma sugestão para a hora de dormir é ouvir música tranquila em um volume baixo, enquanto leem um livro juntos. Esses momentos trarão maior proximidade entre a  criança e os pais e  recordações que serão guardadas para sempre.

Há uma matéria, em inglês, que aborda esse tema e é muito interessante: Establishing healthy sleep habits. Vale a pena ler!

Oitopeia Brinquedos

Deixe um comentário