Jogos
Objetivo:
Em Cabo o objetivo é terminar com o menor número de pontos. A cada rodada, os jogadores vão acumulando pontos e quando alguém ultrapassar os 100 pontos termina o jogo, vencendo quem tiver menos pontos acumulados ao final do jogo.
Como se joga:
⇒ Preparação
Embaralhe as cartas (52) e distribua 4 para cada jogador. Essas cartas permanecem à frente de cada jogador com a face da carta virada para baixo.
Pegue 1 carta e vire ela na mesa (com a face virada para cima). Esta será a pilha de descarte.
O restante do baralho fica no centro da mesa com a face virado para baixo (monte para compra).
Antes de começar a jogar, cada jogador pode ver em segredo o valor de 2 das suas cartas e em seguida voltar a colocá-las na mesma posição de onde as retirou.
Começa o jogador mais novo.
⇒ Desenvolvimento
O jogo segue por diversas rodadas até que, no final de uma delas, alguém tenha ultrapassado o valor de 100 pontos.
Durante o jogo, cada jogador deve escolher realizar 1 (uma) ação entre 3 ações possíveis:
1 – Comprar uma carta do topo do Monte para Compra onde ele deve ver o valor da carta e escolher uma das opções abaixo com a carta que foi comprada:
- Substituir a carta comprada por qualquer uma das suas cartas, mantendo a face da carta virada para baixo. A carta que foi substituída deve ir para a pilha de descarte com a face virada para cima;
- Coloca a carta comprada diretamente na pilha de descarte com a face da carta virada para cima e passa a vez para o jogador seguinte (à sua esquerda);
- Coloca a carta comprada diretamente na pilha de descarte com a face da carta virada para cima e utiliza o Poder da Carta. Existem 3 (três) poderes disponíveis:
- Peek (7-8) – pode ver uma das suas cartas em segredo, voltando a colocá-la na mesma posição de onde a retirou;
- Spy (9-10) – pode ver uma carta de um adversário à escolha, em segredo, voltando a colocá-la na mesma posição de onde a retirou;
- Swap (11-12) – pode trocar uma carta entre dois jogadores (um desses jogadores pode ser ele mesmo).
2 – Comprar uma carta do topo da Pilha de Descarte onde ela deve ser substituída por qualquer uma das cartas do jogador. Esta carta deve ficar agora com a face virada para cima (aberta). E a carta que foi substituída vai para a pilha de descarte.
3 – O jogador diz “CABO”. Neste momento o jogador passa a vez e todos os jogadores devem completar a sua jogada para encerrar a rodada.
* Caso especial:
Se o jogador realizar uma Compra do Pilha de Descarte ou do Monte para Compra (opções 1 ou 2) ele pode escolher também trocar 2, 3 ou mais cartas, porém “todas as cartas devem ter o mesmo valor”. Se ele o fizer, as cartas irão para a pilha de descarte e o jogar coloca a carta que comprou na sua área de jogo, no lugar das descartadas.
Penalidade: Se as cartas não forem todas iguais, o jogador volta a colocá-las na mesma posição (porém agora elas irão permanecer abertas) e, como penalidade, adiciona a nova carta à área de jogo, ficando com mais uma. Se ele escolher trocar 3 ou mais cartas e não tiverem o mesmo valor, o jogador será obrigado a comprar +1 carta (sem poder olhar o valor da carta).
⇒ Fim da rodada
Ao final da rodada, todos os jogadores revelam as suas cartas que ainda estejam com a face virada para baixo e somam os seus valores. Esses valores são anotados num papel, no entanto, há as seguintes exceções:
- O jogador com o menor valor, ganha “0” (zero) pontos nesta rodada.
- Se o jogador que disse Cabo não for o que tem menos pontos, ganha os pontos que teve nas suas cartas e adiciona mais 5 pontos de penalidade.
- Em caso de empate com menos pontos, o jogador que disse Cabo é quem fica com zero pontos. Se nenhum dos jogadores empatados com menos pontos tiver dito Cabo, ambos ficam com zero pontos da rodada.
- Kamikaze – caso alguém consiga terminar com dois 12 e dois 13, este jogar não pontua e obriga todos os outros a pontuar 50 pontos.
- 100 Exatos – Se ao final de alguma rodada alguém completar 100 pontos exatos, o jogador é beneficiado e passa a ficar com apenas 50 pontos.
- A cada rodada, recolha todas as cartas, embaralhe e faça a nova distribuição entre os jogadores.
- Se acaso o monte para compra acabar antes do final da rodada, pegue as cartas da pilha de descarte, embaralhe e deixe elas como sendo o monte para compra, mantenha sempre uma carta como pilha de descarte.
⇒ Fim do jogo
O jogo termina assim que um jogador ultrapassar os 100 pontos. Ganha quem tiver menos pontos nesse momento.