Como Jogar:
História:
Os membros do Parlamento querem ser os preferidos do seu Rei. Como o Rei tem vários cães, a melhor forma de fazer isto é ser amigo de um deles. Você decide esconder um cão em seu aposento, porém todos tiveram a mesma ideia. O Rei percebeu que os seus cães desapareceram e ordena uma busca. E o que você faz? É claro que você tenta encontrar os cães que os outros membros de Parlamento esconderam enquanto você mantém o seu escondido. Esconda por tempo suficiente para ganhar seus pontos de vitória e com 2 pontos você ganha o jogo.
Configuração:
- Coloque as 5 Portas no meio da mesa

- Cada jogador recebe um tabuleiro numerado e uma ficha de referência.

- Também recebe 2 Fichas de pontuação. A fichas começam viradas no lado Azul e são viradas para o lado Amarelo conforme o jogador conquista uma vitória. Com 2 vitórias o jogador ganha o jogo.

- Escolha um cão (cada um possui uma cor específica). Pegue as 5 peças correspondentes a cor escolhida.

- Pegue as 3 fichas de penalidade que representam o cão escolhido. Estas fichas iniciam a partida com a lado azul para cima.

- Embaralhe as suas peças e posicione da frente do seu tabuleiro numerado de modo que fique visível apenas para você. A cabeça do cão indica atrás de qual Porta você escondeu o seu cão e o “X” marca as Portas que estão vazias.

- Entregue a Ficha de Jogador (Patinha) para o jogador que irá iniciar a Partida.

Como Jogar:
- O primeiro jogador indica uma Porta que deseja ver virando-a na mesa.

- Os jogadores seguintes (sentido horário) devem escolher 1 de 4 ações possíveis:
- Concorda com a Porta Escolhida. Se todos os jogadores (com exceção de quem estiver com a “Patinha”) concordarem com as Portas Escolhidas, a Jogo avança para a Rodada de Busca;
- Concorda com a Porta Escolhida, porém aumenta o Risco e escolhe +1 Porta. Neste caso ele recebe a Ficha de Jogador (Patinha) e passa a ser o Líder da Jogada;
- Não Concorda com as “Portas Abertas”. Neste caso, a(s) porta(s) que estava(m) aberta(s) deve(m) ser fechada(s) e outras devem ser abertas, sendo que deve sempre ser aberta 1 Porta a mais do que havia.
Exemplo 1:
Portas: 1 (Fechada) 2 (Aberta) 3 (Fechada) 4 (Fechada) 5 (Fechada).
A Porta 2 deve ser fechada e 2 novas Portas devem ser abertas.
Exemplo 2:
Portas: 1 (Fechada) 2 (Aberta) 3 (Aberta) 4 (Fechada) 5 (Fechada).
As Portas 2 e 3 devem ser fechadas e 3 novas Portas devem ser abertas. Neste caso as Portas 1, 4 e 5 ficarão abertas.
ATENÇÃO: Neste caso, como 3 portas já foram abertas, a Ação 3 não pode ser mais utilizada pelo próximo jogador.
Nesta ação, o jogador também recebe a Ficha de Jogador (Patinha) e passa a ser o Líder da Jogada;
- Seja Ousado e desafie o jogador que possui a Ficha de Jogador (Patinha) e aponte para a Porta que você acha que ele “escondeu” o cão. O jogo aqui avança para a Rodada de Busca.
Rodada de Busca:
Se a ação 4 for selecionada, ou seja, o jogador com a Ficha de Jogador foi desafiado, ele deve “revelar” a peça correspondente a porta indicada pelo desafiante. Se for um “X” basta deixar a peça aberta na frente do tabuleiro numerado de forma que todos os jogadores possam ver.
O Jogador com a Ficha de Jogador (patinha) está mais perto da vitória. Com três “X” abertos ele vence a rodada.

Caso o desafiante tenha acertado que a porta indicada por ele tinha um cão, o Jogador com a Ficha de Jogador (patinha) sofre uma penalidade e inverte uma das peças de penalidade.

E o desafiante é quem leva a vantagem e pode escolher uma de suas peças com “X” para colocar na frente do tabuleiro numerado. Ele recebe agora a Ficha de Jogador (patinha).

Se todos os jogadores tiverem concordado com a porta escolhida (Ação 1), inicia-se a abertura das peças correspondentes as portas abertas, começando pelo jogador com a Ficha de Jogador (patinha). Se nenhum cão for encontrado, o próximo jogar é quem revela as suas peças. Isto vai sendo feito, jogador a jogador, até um cão apareça e a busca é interrompida. O jogador que teve o seu cão revelado sofre uma penalidade e deve virar uma ficha de penalidade.
Feito isto, a rodada é encerrada, todas as peças são recolhidas e misturadas para uma nova rodada e todas as portas são fechadas.
Quando algum jogador recebe 3 penalidades, ele sai do jogo.
Quando algum jogador consegue 3 “X” abertos, ele ganha uma vitória e vira a ficha de pontuação. Com 2 vitórias o jogador é o campeão.
Se 2 jogadores conseguirem as 2 vitórias na mesma rodada, o campeão será com menos penalidades.
Quantidade de Jogadores: 2 a 5 Jogadores
Idade recomendada: +9 anos
Tempo de jogo: 20 a 25 minutos