Hoje vamos falar sobre o Tangram.
O tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças: um quadrado, um paralelogramo e 5 triângulos. Juntas, essas peças formam um quadrado.
Seu nome original, Tchi Tchiao Pan, significa Sete Peças da Sabedoria.

Muito difundido em todo mundo, é um brinquedo de metodologia simples que com paciência e criatividade, rende horas de entretenimento, pois apesar de simples, requer muito raciocínio lógico. O objetivo do tangram é formar figuras de animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, enfim, tudo o que a imaginação desejar.
Para formar cada figura, as 7 peças tem que ser usadas e não podem ser sobrepostas. É um passatempo para todas as idades.
O tangram também é muito utilizado em aulas de matemática, pois estimula o raciocínio lógico e a criatividade, imprescindíveis no estudo dessa matéria. Facilita a compreensão das formas geométricas.
Que tal fazer um tangram para seus filhos? Aqui vai um molde oferecido pelo site do Centro Virtual de Documentação e Referência Oswaldo Goeldi.

Você pode copiá-lo e colá-lo em uma cartolina ou papel cartão, assim fica mais fácil para a criança manuseá-lo. Recorte as peças e deixe seus filhos darem asas à imaginação.

Aqui vão gabaritos para ajudar na formação das imagens. Veja como existem inúmeras possibilidades para trabalhar com o Tangram!

Barcos

Tangram patterns

Pessoas

Tangrams - Pessoas

Animais selvagens

Tangrams - Animais selvagens

Animais de fazenda

Tangrams - Animais de fazenda

Gatos

Tangrams - Gatos

Pássaros

Tangrams - Pássaros

Objetos

Tangrams - Objetos

Ferramentas

Tangrams - Ferramentas

Casas

Tangrams - Casas

E aí, gostaram da sugestão? Conte pra gente o que a criançada criou com o Tangram!

Se você não quiser criar seu próprio tangram, lá na loja temos vários modelos em diversos tipos de materiais.

Um abraço

Oitopeia Brinquedos

Deixe um comentário