10 Dicas de como preparar uma lancheira saudável para as crianças

Olá pessoal

Com a volta às aulas recomeça a aventura de tentar criar uma lancheira saudável para os pequenos levarem pra escola. É claro que, sempre que possível, o ideal é usar alimentos feitos em casa, sem conservantes.

Quem não prefere aquele pãozinho de cenoura caseiro à bisnaguinha? Ou um bolo caseiro, daqueles que têm carinha de casa de vó!

Infelizmente, com a correria do dia-a-dia, nem sempre conseguimos fazer as versões caseiras. Porém, há algumas coisas que podem deixar o lanchinho mais saudável. Vamos ver algumas dicas?

1. Lancheira térmica – acredito que é importante começar pela lancheira porque ela é fundamental para a conservação do lanche. Procure sempre uma lancheira térmica que ajudará a preservar os nutrientes e a conservar os alimentos. Se a lancheira não for térmica, embrulhe o lanche em papel alumínio e então coloque em potinhos plásticos.

Resultado de imagem para lancheira saudável2. Regra dos três – procure sempre combinar três grupos alimentares: construtores (proteínas como queijos, iogurtes, leite e carnes), reguladores (frutas, legumes e verduras) e energéticos (carboidratos, como pães, biscoitos e bolos).

3. Sucos – aqui há uma controvérsia, mas opto pelo suco de caixinha mesmo sabendo que não é a opção mais saudável. Os sucos naturais perdem vitaminas e micronutrientes se não forem ingeridos no momento em que são preparados, o sabor fica alterado. Outra opção é colocar água de coco.

4. Abuse das frutas – frutas picadas são uma ótima opção, mas precisam ser acondicionadas em potinhos com tampa. Experimente e varie para os pequenos não enjoarem: banana, uva, morango, manga, melancia. Ah! Lembre-se de mandar um talher.

5. Sobrou? Aproveite – sobrou um bolinho de espinafre ou de arroz da janta? Ele vai para a lancheira. Costumo aproveitar alimentos como tortas, bolinhos, quibe de forno, panqueca com cream-cheese, todas opções assadas.

6. O pão nosso – provavelmente a primeira opção de quem não tem tempo é recorrer às bisnaguinhas. Se você também é fã deste pãozinho, experimente usar a versão integral. Gosto de usar pão sírio, pão de leite, pães integrais, bolos simples sem recheio ou cobertura.

7. Espalhe! – depois que escolher o pãozinho, use e abuse de patês e cream-cheese. Pode ser patê de ricota com azeitonas, com salsinha ou orégano. Aproveite também geleias naturais que podem ser misturadas ao cream-cheese e dão um sabor delicioso ao lanche.

8. Castanhas – experimente colocar um mix de castanhas: nozes, castanha-do-pará, castanha de caju. Outra opção é um pouquinho de granola, sempre em um potinho com tampa.

9. Iogurte pode? – sim, mas para não correr o risco do iogurte estragar, deixe-o no freezer na noite anterior e só coloque-o na lancheira quando a criança for para a escola. Assim ele conserva até a hora do recreio.

10. Evite os embutidos – sim, eles também são práticos, mas muito perecíveis e geralmente contêm muito sódio e corantes.

Lembre-se que a boa alimentação é um hábito que nasce em casa, os pais precisam dar o exemplo para que as crianças se acostumem e aceitem opções saudáveis.

E você, o que faz para os lanchinhos dos seus pequenos? Conte pra gente.

Um abraço!

Oitopeia Brinquedos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s