Olá pessoal
Com a volta às aulas recomeça a aventura de tentar criar uma lancheira saudável para os pequenos levarem pra escola. É claro que, sempre que possível, o ideal é usar alimentos feitos em casa, sem conservantes.
Quem não prefere aquele pãozinho de cenoura caseiro à bisnaguinha? Ou um bolo caseiro, daqueles que têm carinha de casa de vó!
Infelizmente, com a correria do dia-a-dia, nem sempre conseguimos fazer as versões caseiras. Porém, há algumas coisas que podem deixar o lanchinho mais saudável. Vamos ver algumas dicas?
1. Lancheira térmica – acredito que é importante começar pela lancheira porque ela é fundamental para a conservação do lanche. Procure sempre uma lancheira térmica que ajudará a preservar os nutrientes e a conservar os alimentos. Se a lancheira não for térmica, embrulhe o lanche em papel alumínio e então coloque em potinhos plásticos.
2. Regra dos três – procure sempre combinar três grupos alimentares: construtores (proteínas como queijos, iogurtes, leite e carnes), reguladores (frutas, legumes e verduras) e energéticos (carboidratos, como pães, biscoitos e bolos).
3. Sucos – aqui há uma controvérsia, mas opto pelo suco de caixinha mesmo sabendo que não é a opção mais saudável. Os sucos naturais perdem vitaminas e micronutrientes se não forem ingeridos no momento em que são preparados, o sabor fica alterado. Outra opção é colocar água de coco.
4. Abuse das frutas – frutas picadas são uma ótima opção, mas precisam ser acondicionadas em potinhos com tampa. Experimente e varie para os pequenos não enjoarem: banana, uva, morango, manga, melancia. Ah! Lembre-se de mandar um talher.
5. Sobrou? Aproveite – sobrou um bolinho de espinafre ou de arroz da janta? Ele vai para a lancheira. Costumo aproveitar alimentos como tortas, bolinhos, quibe de forno, panqueca com cream-cheese, todas opções assadas.
6. O pão nosso – provavelmente a primeira opção de quem não tem tempo é recorrer às bisnaguinhas. Se você também é fã deste pãozinho, experimente usar a versão integral. Gosto de usar pão sírio, pão de leite, pães integrais, bolos simples sem recheio ou cobertura.
7. Espalhe! – depois que escolher o pãozinho, use e abuse de patês e cream-cheese. Pode ser patê de ricota com azeitonas, com salsinha ou orégano. Aproveite também geleias naturais que podem ser misturadas ao cream-cheese e dão um sabor delicioso ao lanche.
8. Castanhas – experimente colocar um mix de castanhas: nozes, castanha-do-pará, castanha de caju. Outra opção é um pouquinho de granola, sempre em um potinho com tampa.
9. Iogurte pode? – sim, mas para não correr o risco do iogurte estragar, deixe-o no freezer na noite anterior e só coloque-o na lancheira quando a criança for para a escola. Assim ele conserva até a hora do recreio.
10. Evite os embutidos – sim, eles também são práticos, mas muito perecíveis e geralmente contêm muito sódio e corantes.
Lembre-se que a boa alimentação é um hábito que nasce em casa, os pais precisam dar o exemplo para que as crianças se acostumem e aceitem opções saudáveis.
E você, o que faz para os lanchinhos dos seus pequenos? Conte pra gente.
Um abraço!