Olá pessoal

Com o retorno das aulas neste mês de agosto, voltaram também algumas rotinas como a preparação para ir à escola, os lanchinhos e muita lição de casa e provas. Sim, os pequenos já fizeram provas.

Desde esse retorno às aulas, o Pedroca está com um novo discurso, pede que eu não corrija mais a lição, não o ajude a fazê-la; ele me disse que quer praticar sozinho porque na prova também terá que se virar sozinho e pedir para ver o caderno tornou-se uma batalha aqui em casa.

Imaginem minha cara, olhando para esse garotinho de 7 anos que não quer que eu participe dessa área da rotina dele. Embora tenha sentido orgulho por ele querer se apropriar dessa obrigação que, afinal, é dele, não concordo em ficar totalmente de fora. Acredito que os pais precisam participar, ajudar, estar presentes.

Então fui pesquisar o assunto e encontrei um artigo muito interessante no site Educar para crescer, onde especialistas dão dicas de como podemos ajudar as crianças ao mesmo tempo em que promovemos a independência das mesmas.

Foto: Vale a pena valorizar a hora da lição e criar um ambiente motivador e favorável ao aprendizadoEles sugerem algumas estratégias a serem feitas antes, durante e depois da tarefa. Leia o artigo na íntegra: Como ajudar na lição de casa?

Além do próprio artigo, há também um link para que os pais façam um teste e descubram se sabem realmente como ajudar seus filhos nessa tarefa. O teste está disponível aqui.

Outro artigo muito interessante e que foi útil para mim, é o Lição de casa: um dever para todo dia

Foto: A rotina de estudos não deve acabar na porta da escola

Outro ponto importante quando o assunto é a lição de casa, é o local onde ela é realizada. Sou a favor de ter um espaço dedicado a isto, sem eletrônicos como TV, game, celular, etc. Aqui em casa o Pedroca faz a lição na mesa do escritório ao meu lado, enquanto ouvimos música. Já é um hábito instaurado, ele automaticamente pega o material e vem para a mesa, para nós funciona. Encontrei na Internet algumas dicas bacanas de como organizar um local para as tarefas. Quer dar uma olhada? Veja aqui.

E você, como lida com a lição de casa?

Conte pra gente.

Deixe um comentário