Olá

No post anterior conversamos sobre a importância da massinha de modelar para o desenvolvimento das crianças.

Hoje vamos ver uma ideia muito bacana para criar com os pequenos usando massinha; um vídeo do tipo stop motion. Você conhece essa técnica?

De forma bem resumida, Stop Motion (que poderia ser traduzido como “movimento parado”) é uma técnica que emprega fotografias sequenciais de um objeto em diferentes  posições para simular o seu movimento. As fotografias são chamadas de quadros e costumam ser feitas de um mesmo ponto, mudando o objeto de posição entre cada foto e, quando vistas na sequência, as fotografias passam a sensação de que o objeto se moveu.

Nós fizemos uma plantinha crescendo, tá certo que não consegui ficar muito quieta com câmera na hora da foto, acho que ter um tripé ou um apoio fixo ajuda muuuito. Mas, mesmo assim, o resultado é divertido.

Quer tentar?

Em primeiro lugar, crie seu cenário usando massinha, pode ser bem simples. Depois, escolha um objeto no seu cenário que será movido; no nosso caso eram as folhinhas nascendo. A cada nova inclusão na figura tire uma foto, do mesmo lugar, ou seja, da mesma perspectiva sempre.

Depois de concluir sua imagem, você pode visualizar as fotos sequencialmente de forma manual, o efeito é o mesmo do filminho, ou então criar uma apresentação em vídeo.

Cover artNós usamos um app para celular chamado Photo Grid, ele é gratuito e muito prático para criar painéis e filmes.

Se quiser usar o Photo Grid, depois de baixá-lo, selecione a opção Slides de Vídeo, em seguida escolha as imagens que farão parte do filme.

Na etapa seguinte, ordene as imagens de acordo com a sequência em que elas devem ser exibidas. Você pode ainda incluir uma música que será reproduzida junto com o filme. Agora é só salvar e seu stop motion está pronto!

E então, vai experimentar? Lembre de contar pra gente o resultado.

Um abraço!

Deixe um comentário