Amassar, rolar, cortar, moldar….quem nunca brincou de massinha de modelar? Com certeza uma fonte de diversão, porém, ela é muito mais do que uma atividade “divertida”. Ela oferece uma experiência prática valiosa e ativa, auxiliando no potencial de desenvolvimento e aprendizado de várias áreas.

Este brinquedo despretensioso permite que as crianças usem a imaginação e exercitem pequenos músculos dos dedos, ajudando assim no desenvolvimento da motricidade fina.

O aprendizado ocorre também na area social, emocional, linguagem, física e cognitiva.

Quando a criança brinca de massinha com seus amiguinhos ou irmãos, ela aprende a compartilhar, a cooperar, ajudando a desenvolver as habilidades sociais. Elas terão que dividir a massinha, que alternar a vez de usar uma ferramenta, um molde, estimulando a linguagem e a solução de conflitos.

As interações com massinha permitem que as crianças se expressem de forma única e criativa. Ajudam os pequenos a terem um senso de competência. As crianças se orgulham de seus feitos, fazem descobertas, experimentam, misturam cores, criam formas, texturas. Elas exploram ideias e diferentes abordagens até descobrirem uma que funciona, ajudando a desenvolver a persistência e o envolvimento.

Não importa se a massinha é caseira ou comprada, ela certamente oferecerá horas de diversão e aprendizado.

Que tal então ver algumas ideias criativas e diferentes para o uso desse brinquedo tão importante? Colocaremos aqui um série de sugestões de atividades com massinha.

Então, nada melhor do que começar com uma receita de massinha de modelar caseira.

Você vai precisar de:

2 copos de farinha de trigo
1/2 copo de sal
1 copo de água
1 colher de chá de óleo

Modo de Fazer

Numa tigela grande, misturar todos os ingredientes e amassar bem até ficar boa para modelar. Guardar em saco plástico ou vidro bem tampado.

Assista o passo a passo neste vídeo da Caseirices KidsReceita de massinha de modelar

DICAS DE ATIVIDADES COM MASSINHA DE MODELAR

Nossa primeira dica é um simpático porco-espinho feito com massinha e canudos. Mãos à obra?

Para esta atividade você vai precisar de:

– canudinhos
– 2 cores de massinha
– tesoura

Você pode fazer o primeiro porco-espinho e os pequenos copiam. Faça uma bola de massinha e afunile um lado, criando uma forma de coxinha.

Faça duas bolinhas de massinha de outra cor para os olhos.

Corte pedaços de canudinho e espete para concluir seu porco-espinho.

Gostou da ideia? Faça o seu e mostre sua foto para nós!

Um abraço e não deixe de ver os posts relacionados:

No próximo post:

Stop motion usando massinha

Deixe um comentário