Olá

Vocês conhecem a frase “É como andar de bicicleta, você nunca esquece“.

É verdade, muitas coisas se encaixam perfeitamente nessa ideia; o problema é – Como aprender a andar de bicicleta?

Não se trata de algo tão simples, é uma atividade complexa, a criança tem que aprender a se equilibrar, a pedalar, frear, fazer uma curva então…nossa que desafio! E nós, pais, ficamos ansiosos, queremos ver nossos pequenos pedalando por aí, com o ventinho no cabelo porque, é claro, andar de magrela é uma delícia.

Então, na melhor das intenções, compramos uma bicicleta lindona, com tudo o que tem direito, inclusive rodinhas de treinamento – e o problema começa!

As rodinhas são ótimas, ajudam a criança a pedalar por aí, mas na hora de tirá-las tudo fica mais difícil. Elas se tornam muletas, a criança resiste, não quer tirá-las, sente-se insegura, todo o processo pode ser traumático. Ainda ouço meu filho dizendo repetidamente “Não me solta! Não me solta“.

Mas, papais e mamães, existem algumas dicas para ajudar a criança a aprender a andar de bicicleta etapa a etapa. Vamos à elas?

DESENVOLVER EQUILÍBRIO

Equilíbrio é o segredo de andar de bicicleta e a melhor maneira de desenvolver o equilíbrio é não usando as rodinhas. Uma opção é retirar as rodinhas e os freios da bicicleta nova. Isso mesmo, nem rodinha nem freio.

Abaixe bem o selim até que a criança consiga colocar todo o pezinho no chão, só a pontinha não vale.

Deixe a criança se acostumar com essa bike movida a impulso. No início eles ensaiam um movimento meio inseguro, depois vão ganhando confiança e aumentando o impulso, até a hora em que tiram o pezinho do chão e ganham velocidade. Parabéns! Desenvolveram o equilíbrio.

APRENDENDO A FAZER CURVA

Agora é hora de ensinar a criança a desviar e a fazer curvas. Você pode colocar alguns pequenos obstáculos, pode ser um brinquedinho, uma lata, um item do qual ela tenha que desviar. Com isso ela aprende a parar e a ter uma noção de distância.

USAR OS PEDAIS E OS FREIOS

Chegou o momento de recolocar os pedais e o freio. Sim, agora a criança vai aprender a pedalar, afinal, ela já tem equilíbrio e aprendeu a fazer curvas.

Recoloque os pedais e o freio e deixe a criança experimentar. Depois de um tempo, ela descobre que pode unir o equilíbrio aprendido à força dos pedais. Ajuste o selim aos poucos, até chegar na altura correta, agora vale tocar o chão com as pontinhas dos pés.

TAMANHO CORRETO

Lembre-se, se o joelho da criança estiver muito dobrado, é sinal que a bike está pequena para ela.

Aqui na Oitopeia Brinquedos, nós temos Bichiclo, você conhece?

Trata-se de uma bicicleta de treinamento, sem pedais nem freios, própria para crianças a partir de 2 anos começarem o aprendizado. Com desenho simples e leve, ela permite uma rápida coordenação e agilidade no movimento. Ela é muito utilizada na Europa e em clínicas de fisioterapia.

Além das vantagens mencionadas acima, a Bichiclo:

  • É fácil de ser carregada.
  • Oferece giro máximo do guidão de 60°, para evitar viradas bruscas.
  • Tem altura do banco regulável.
  • Tem eixos em alumínio com rolamentos.
  • E é aprovada pelo Inmetro.

Quer conhecê-la? Venha nos visitar Oitopeia Brinquedos.

Boa pedalada!

Deixe um comentário