IMG_11062015_101808Toda criança gosta de brinquedo, não é mesmo? Logo elas elegem seu preferido, com o qual  passam horas se distraindo ou  levam para todo lugar.

Só que nós também sabemos que chega uma hora que não tem mais onde guardar tanto brinquedo ou sobram os brinquedos que eles não brincam mais. Aí é o momento de ensinar a criança a  doar  esses  brinquedos.

Para alguns psicólogos, a idade certa para a criança começar a doar brinquedos depende da maturidade emocional de cada uma, mas a partir de 3 anos de idade, a criança já entende alguns conceitos. Uma forma de ensiná-la é através do exemplo. Os pais (ou irmãos mais velhos) podem fazer uma limpeza em seu armário e escolher para doar alguns itens que não querem mais.  Vendo esse comportamento, a criança pode encarar como algo natural a ser feito. Porém, isso não pode ser imposto. Ela  tem que escolher livremente o que doar (imagine você ter a criança chorando por dias porque quer de volta o brinquedo doado).

Outra estratégia que costuma funcionar é fazer isso antes de datas em que a criança vai ganhar novos brinquedos, como Natal, Dia das Crianças, aniversário, pois  é possível explicar  a elas que assim sobrará espaço para esses brinquedos.

De qualquer maneira, os pais têm que respeitar a individualidade de cada criança apoiando-a e ajudando-a a compreender que é preciso partilhar e que, assim, ela  está ajudando outra criança a sentir a alegria de ter seu próprio brinquedo, não importando se é novo ou usado.

E você? Consegue estimular seu filho a doar brinquedos? Usa alguma técnica especial que funciona bem?

Conte para nós como a questão da doação de brinquedos funciona na sua casa.

Aproveitando o assunto, informamos que neste final-de-semana, no dia 14,  haverá uma Feira de Trocas de Livros, Brinquedos, CDs e Dvds no  Parque Vicentina Aranha. Que tal levar seu filho para trocar um brinquedo enquanto você troca um livro? Ele verá seu exemplo e pode ser uma forma mais suave de aprender a  se desapegar dos brinquedos antigos.

Deixe um comentário