family_080410

Vocês já devem ter sentido na pele que viajar com crianças não é exatamente fácil. Antes da chegada dos pequenos, bastava decidir viajar, arrumar uma malinha pequena e pegar a estrada, o resto a gente resolvia.

Já com aquela figurinha nova na paisagem essa rotina mudou um pouco, ou melhor, mudou bastante.

Por mais que nosso espírito aventureiro implore que a gente viaje sem compromisso, sem ter ao certo onde ficar, todo pai sabe que algumas necessidades básicas precisam ser providenciadas antes de botar o pé na estrada.

Algumas coisas, aprendi na prática, as vezes da pior maneira possível, como quando resolvemos voltar de carro do Rio Grande do Sul e fazer uma parada  em Bombinhas para dormir e curtir um dia de praia – não havia vaga em hotel ou pousada! Rodamos por horas até encontrarmos uma pousada muito duvidosa mas que nos salvou de um sufoco. Outras coisas aprendi com pais mais experientes…rs

Para que vocês não tenham que aprender pela dor, vamos trocar algumas figurinhas?

1. Deixe um tempo de sobra

Isso mesmo, quando viajar com os pequenos, considere que vai precisar de mais tempo do que imagina. Certamente vai ter que parar para inúmeros xixis e trocas de fralda, para esticar as pernas e distrair o ânimos. A criançada adora explorar, muitas vezes uma simples parada em um restaurante Graal da vida já serve para adiar o famoso “Falta muito?” por uma horinha.

2. Faça reservastravelling

Como no meu caso, muitas vezes somos surpreendidos por um evento na cidade de destino ou uma alta temporada que simplesmente nos impede de arrumar um hotel ou pousada, mesmo que só por uma noite. Então a gente volta pra estrada com os pequenos cansados, com fome ou extremamente entediados.

Além disso, dependendo de seu destino, há lugares que não têm estrutura para crianças. Já fui para Monte Verde – MG e várias pousadas das quais gostava muito não aceitavam crianças ou não tinham cama extra, bercinho, etc.

Então, pesquise, reserve!

3. Mantenha-os entretidos

Acredito que todos os pais sabem que a sensação do tempo transcorrido para os pequenos é muito diferente da nossa. Cinco minutos parecem uma eternidade e quando menos esperamos somos bombardeados com os “Tô cansado.”, “Falta muito?”, “Já chegamos?”

Certa vez em uma viagem de Guarulhos para Curitiba ouvi meu filho dizer “Ai, já cansei, estamos pertinho?” – detalhe, ainda estávamos na Marginal Tietê, depois de meros 20 minutos de estrada.

Depois dessa experiência, sempre gostei de levar algumas coisas que o mantivessem entretido.

Vale Bingo de estrada, caça ao tesouro, kit de viagem com joguinhos, livros ou brincadeiras. Muitas vezes competíamos para ver quem encontrava o maior número de caminhões de uma determinada cor ou marca. Enfim, aqui vale aquela atividade que tire o foco da chegada e torne o percurso em si mais atraente.

Clique nos links acima para baixar algumas dessas atividades.

4. Dê uma câmera fotográfica para os pequenos

Calma, calma, não estou falando de deixar sua câmera super, hiper, mega especial naquelas mãozinhas que derrubam tudo; mas sim uma câmera mais robusta, mais simples e que aguente o tranco.

Você vai ficar surpreso com a alegria das crianças em registrar a viagem, principalmente com fotos na altura de seus joelhos…rs

5. Esteja preparado para mudanças de temperatura

Houve uma ocasião em que tive que ir embora do zoológico porque a temperatura lá estava tão fria que simplesmente era impossível curtir o passeio. Então, vale a pena ter uma troca de roupa e um agasalho sempre à mão para não ser pego de surpresa.

6. Use transporte público

Certa vez ao fim de uma viagem para um hotel muito bacana em Gramado, com visitas a parques, cavernas, passeios diversos e boa comida, perguntei ao meu filhote o que ele mais havia curtido na viagem. Para minha surpresa a resposta foi “O ônibus!”….como assim?!

Bem, ao visitar o Parque Estadual de Vila Velha no Paraná descobrimos que o acesso à área de visitação do parque era feita por ônibus, não aqueles ônibus de viagem muito confortáveis e bacanas, não não, apenas um ônibus simples e refrigerado. De toda a viagem, esse foi o ponto alto para meu pequeno.

Então, sempre que possível, inclua um passeio de ônibus, metrô ou trem. A molecada adora a experiência.

7. Leve repelente e protetor solar

É muito chato ficar se coçando o tempo todo porque virou banquete de mosquito ou ainda não poder nem encostar no banco do carro porque está tão queimado que parece um pimentão!

Leve sempre repelente e protetor solar na bolsa.

8. Lembre-se dos remédios

É tão triste quando no meio da viagem seu pimpolho está chorando de dor ou com um febrão alto e a farmácia mais próxima não é tão próxima assim. Por isso, leve sempre uma nécessaire com os remédios mais básicos que já usa em casa.

9. Deixe um rolo de papel higiênico e uma toalha no carro

A gente nunca sabe se a criança vai passar mal, ficar enjoada ou pedir para fazer xixi bem no meio daquela estrada sem um posto de gasolina que nos acuda. Então, é melhor estar prevenido.

10. Leve o objeto de transição da criança

Imagino que toda criança tem ou teve um objeto de transição, ele pode ser um bichinho de pelúcia, um paninho, uma fralda e onde quer que vá ela leva consigo aquele objeto. Este item é muito importante porque traz conforto e segurança para os pequenos. Ao lado desse objeto eles sentem menos medo, menos insegurança. Portanto, lembrem sempre de incluir este item na viagem, de preferência no banco do carro e não no porta-malas.

Além destas dicas, que espero sejam úteis, é muito prático também ter um checklist ao preparar as malas, assim conseguimos evitar esquecimentos. Veja este CheckList de Viagem que sempre uso.

Depois, conta pra gente como foi o passeio.

Boa viagem!

Travelling with kids

One thought on “10 Dicas para viajar com crianças

  1. Adorei! Tratou os assuntos com bastante coerência e
    clareza!

Deixe um comentário